III ENCONTRO DOWN: EU POSSO SER O QUE EU QUISER SER!

“EMPODERAMENTO, CONQUISTAS E SONHOS”

Sem Título-1

O Projeto “ ENCONTRO DOWN”, está caminhando para seu terceiro encontro que será realizado no ano de 2019 intitulado “ III ENCONTRO DOWN:  empoderamento, conquistas e sonhos” foi criado pelo “ GRUPO DE MÃOS DADAS”, que conta  com profissionais das áreas de Educação e Saúde, que se dedicam para que a Inclusão esteja em evidência e que as pessoas com Síndrome de Down sejam respeitadas e valorizadas em seus potenciais.

Este projeto tem por finalidade a comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down ( 21 de Março) alem de:
–  Promover um evento de conscientização da sociedade, capacitação de profissionais e estudantes das áreas da saúde e educação, com o intuito de mostrar que as pessoas com Síndrome de Down podem viver com qualidade de vida de forma independente e autônoma.
–  Dar visibilidade e oportunidade ás pessoas com a síndrome através de suas histórias de vida e superação, para conscientizar a sociedade da importância da família, da aceitação social e do respeito;
– Promover capacitação, interação e vivência dos profissionais da área da saúde e educação com as pessoas com deficiência afim de proporcionar oportunidades e desmistificar alguns conceitos sobre a síndrome.

Programação

Evento Especial de Encerramento

O Encerramento contará com participação dos jovens e crianças com SD realizando apresentações de música e dança.
Falaremos sobre o nascimento do Projeto encontro Down e divulgaremos trabalhos que já vem sendo realizados ( pelos profissionais organizadores) na cidade de São João da Boa Vista voltados a este público.

O encerramento do evento contará com participação do Alex Duarte é um jovem empreendedor social e diretor do filme e projeto Cromossomo 21. Foi o primeiro jovem no HAITI a documentar a Missão de Paz da ONU. Premiado por este trabalho no Festival de Cinema de Gramado e selecionado para diversos festivais do Brasil. É publicitário,escritor, coach, estagiou na Fundação Roberto Marinho e recentemente tem percorrido o país para inspirar as pessoas com o projeto Cromossomo 21. Este ano, foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo dia internacional da Síndrome de Down e foi condecorado com o título de cidadão brasileiro pela Academia De Letras de São Paulo. Alex realiza oficinas e palestras pelo Brasil e exterior há seis anos. Foi premiado no Los Angeles Brazilian Festival e se tornou um dos maiores ativistas jovens da inclusão social no Brasil.

Uma vivência enriquecedora sobre como lidar com as diferenças, julgamentos e fortalecer nosso estado
emocional. Alex trabalha o empoderamento pessoal, como buscar atitude mental positiva e ver a
deficiência como algo que alavanca as oportunidades e jamais segrega às pessoas. Alex também mostrará um conteúdo exclusivo sobre a Expedição 21, com um estudo na prática de
como o ambiente favorece o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual. A palestra é
realizada de forma vivencial com interação do púbico, dinâmicas e oficinas.

Local: Casa Geraldo Eventos

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

5
5.1

14/03

19h – Auditório Universidade Anhanguera São João da Boa Vista-SP

“Você já abriu seu presente?”

Uma conversa motivacional, repleta de energia positiva, com Rafael Atkinson Carvalho*, um jovem de 22 anos que, com muita superação, tem encantado pessoas, modificando vidas, conceitos e mudando olhares.
*Palestrante, ator na Companhia de Teatro Inclusione e coordenador do movimento Maravilha Máxxima de empreendedorismo social, sem fins lucrativos, para promoção efetiva de ações e projetos de inclusão de pessoas com deficiência intelectual, por meio de construção coletiva e do voluntariado. É participante dos projetos: FeijoaDown, Sertanejown e Cucina Felice. Voluntário do Instituto Padre Haroldo, TLC-Treinamento de Liderança Cristã e Sonhar Acordado Campinas.
“Chega uma hora em que é preciso parar de sonhar com um mundo melhor e começar a construí-lo.” (Daniel Dias)

RAFAEL

15/03

19h – Auditório Universidade Anhanguera São João da Boa Vista-SP

Encontro de famílias “ Muito Prazer!”

O encontro de Famílias tem por objetivo reunir famílias de pessoas com a Síndrome para que possam se conhecer, falar de seus medos, suas superações e que possam se ajudar para que seus filhos tenham uma vida autônoma e independente.

Neste dia teremos a participação especial da Drª Ana Claudia Brandão  –  Médica especialista em Alergia e Imunologia Pediátricas pelo Instituto da Criança da FMUSP, pediatra responsável pelo Programa de Síndrome de Down do Hospital Israelita Albert Einstein e membro da Down Syndrome Medical Interest Group e da Trisomy 21.

 Abordando assuntos relacionados á saúde, superproteção, infantilização e desenvolvimento da pessoa com T21.

2

16/03

9h ÀS 12h- Haras BR – Corações Unidos. São João da Boa Vista-SP

“Manhã de Lazer e Música”

A manhã de Lazer será voltada as famílias, crianças e jovens com T21, será uma manhã de brincadeiras, pinturas de rosto, com brinquedos e vivência de equoterapia.

Contará com a presença da Banda Jac Blue, banda de música pop formada pelos alunos da Apae de Aguaí, coordenada pelo Maestro Tony um dos organizadores do Encontro Down.

Estágio e participação dos estudantes da Anhanguera na interação, vivência e brincadeira com as crianças e jovens durante a manhã de lazer, ao término receberão certificado de participação.

3,

Veja como foi o Encontro Down-2018

Organizadores

Pedagoga pela UNIFEOB
Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional – PUC -MINAS.
Mediadora escolar e Idealizadora do Home Care Pedagógico que atende hoje o público de Crianças com deficiência e transtornos de aprendizagem.
Palestrante, ministra capacitações e consultoria ás escolas na área da inclusão.
Idealizadora e organizadora do Encontro Down

(ENCONTRO DOWN 2017/2018/2019).

Fisioterapeuta

Especialista em RPG ( reeducação postural global)
Especialista em pet terapia e equitação básica.

Coordenador e idealizador do Centro de Equoterapia “ Terapia 
assistida por Equinos” de São João da Boa Vista.

Carlos Henrique Toni é mestrando em educação, tem pós-graduação em música, educação especial e é formado em comunicação social e música. Trabalha com elaboração, repertório e performance para musica de “inclusão”.

Empresária
Diretora da Wizard de Vargem Grande do Sul
Mãe de uma menina com Síndrome de Down
Participa e organiza eventos relacionados a Síndrome de Down
(ENCONTRO DOWN 2017/2018/2019) com o intuito de desmistificar a
síndrome e informar profissionais e famílias.

Pedagoga pela UNIFEOB
Especializando em Psicopedagogia clínica e institucional
– PUC –MINAS- MG

Entrada franca

A participação no evento é gratuita, sendo que o único custo que o participante vai ter é a emissão do certificado.

Certificado

Todos os eventos serão certificados.

Patrocinadores

Apoio