Acabe com suas dúvidas sobre o que é Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo

Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo

Quem nunca ficou confuso sobre os termos, Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo? Como se diferenciam um do outro? Quais suas características?

Esta é uma questão muito normal, principalmente para aqueles que estão saindo do ensino médio ou que já o terminaram e estão a algum tempo sem contato com o estudo formal.

Essa dúvida muitas vezes pode deixar o candidato confuso, fazendo com ele faça escolhas erradas, deixando-o desmotivado, decepcionado, perdendo tempo em uma modalidade que ele na verdade não queria.

Mas podem ficar tranquilos, que nesse breve artigo, explicaremos tudo sobre cada um, suas diferenças e características, proporcionando assim maior conhecimento para uma escolha mais acertada.

Primeiramente, gostaríamos de deixar claro que todas estas modalidades, Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogos, são cursos de nível superior, com diplomas reconhecidos pelo MEC e podem com eles, realizar concursos públicos e matricular-se em uma Pós-Graduação.

Bacharelado

Modelo mais tradicional, forma profissionais generalistas, podendo atuar em várias áreas dentro da profissão escolhida, podendo se especializar em alguma área específica, através de um curso de pós-graduação.

Profissões de bacharéis: Administrador, Arquiteto, Médico, Advogado, Assistente Social, etc.

Tempo médio de duração dos cursos: 4 a 6 anos.

Licenciatura

Nesse modelo, o profissional formado está apto a dar aulas, nos ensinos fundamentais e médios, portanto, é um modelo que forma educadores.

No currículo, além das disciplinas especificas da área escolhida, o curso conta também com disciplina ligadas à pedagogia e a didática.

Cursos de Licenciatura: Química, Física, Matemática, Pedagogia, Letras, etc.

Tempo médio de duração dos cursos: 4 anos.

Tecnólogos

São cursos de menores duração, focados em áreas específicas e que possuem uma grande carga horária de disciplinas práticas. São indicados para quem já tem certeza da área que quer atuar, ou mesmo que já atuam em determinada área, mas não possuem a formação.

Como já dito, são reconhecidos como cursos superiores e os formandos tem todos os direitos e deveres dos outros graduados.

Alguns cursos Tecnólogos: Comércio Exterior, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Marketing, Gastronomia, etc.
Tempo médio de duração dos cursos: 2 a 3 anos.


Com as dúvidas esclarecidas, você pode agora escolher da forma correta o curso que vai cursar, podendo assim evoluir na vida com uma carreira feliz e de sucesso. Boa Sorte!

Wuesley Godoy Luz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *